DA JANELA revela visão peculiar da África do Sul

O fotógrafo Juca Rodrigues retrata a beleza da cultura sulafricana em 50 novas fotos para o site Da Janela, em edição especial feita durante a Copa do Mundo.

O fotógrafo Juca Rodrigues, que já passou pelas principais redações da cidade, alia o tempo livre ao que lhe dá prazer, a fotografia. Ele utiliza o tempo em que está dentro do carro, ou de outros veículos, para registrar seus caminhos.  É com essa visão “da janela” que Juca aproveita para mostrar um novo olhar dos locais por onde passa.

Como morador de São Paulo, ele está acostumado a passar semanalmente muitas horas no trânsito. De acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Viva São Paulo em parceria com o Ibope, o paulistano fica em média 73 horas por mês dentro de um carro.

A profissão de fotógrafo possibilita conhecer diferentes lugares do mundo. E foi assim que aconteceu o Da Janela – África do Sul, a primeira versão internacional do projeto. As fotos foram feitas no pouco tempo livre disponível nos intervalos da cobertura da Copa para a Revista IstoÉ. “Ir à África do Sul a trabalho me permitiu ter uma outra visão do país pela qual eu tinha uma grande curiosidade, registrando o dia-a-dia das pessoas”, revela.

Juca viu que “lá, os motoristas respeitam mais o trânsito e têm uma postura mais cidadã. Nos cruzamentos sem farol há um revezamento, passa um motorista de cada lado por vez, e geralmente não há guardas controlando o tráfego”, explica ele. Além disso, ao contrário do Brasil, a mão de direção é do lado esquerdo, o que faz com que o volante seja do direito dos carros. Mas o fotógrafo driblou a dificuldade e fez seus registros enquanto andava como passageiro.  “Teria sido difícil fotografar sozinho, pois as câmeras não são feitas para se apertar o botão com a mão esquerda”.

Foram 40 dias de viagem e centenas de fotos das cidades de Johannesburg, Pretoria, Port Elizabeth, Durban e Cidade do Cabo, sendo que 50 delas estampam as páginas do site.

Como fotógrafo e criador do projeto, Juca Rodrigues não consegue eleger uma imagem como preferida, mas chama a atenção para algumas por representarem bem o espírito das pessoas e o clima dos lugares. “Gosto bastante da imagem do motorista do ônibus amarelo, o homem caminhando na orla de Cidade do Cabo e as pessoas em Soweto bem no final da tarde, já escurecendo”, destaca Rodrigues.

“O projeto é pessoal, permanente e não tem data para acabar. Fotógrafos estão sempre vendo belas imagens onde aparentemente não existe nada de interessante. A cada minuto, na rua, na avenida, no congestionamento, enxergo luzes, formas, expressões e momentos que ficam fotograficamente gravados na minha cabeça”, diz Rodrigues.

Sobre o site – os registros no site são publicados em tamanho 15×12, no link janela atual, no www.dajanela.com.br.

Todas as imagens publicadas no site foram feitas de dentro de um carro ou de outros veículos, como ônibus, sem que o fotógrafo olhasse pelo visor da câmera, ela era  apenas apontada para o que ele via. As fotos não passaram por edição e são apresentadas sem cortes, reenquadramento, ou recomposição de seus elementos, nem foram utilizados efeitos especiais de softwares de edição de imagens. No tratamento, foram feitas apenas alterações no contraste, pequenos ajustes de definição e uma saturação das cores e tonalidades já existentes.

As fotos foram feitas com uma câmera semiprofissional e com a mesma objetiva, uma 35 mm que corresponde a uma lente normal de 50 mm. 

Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2671-0934, (11) 7733-4957 – Redação. Bete Carriço: 7733-4956;

atendimento@wordbrasil.com.br

www.wordbrasil.com.br