IDEBRA, ENTIDADE MANTIDA PELA ID LOGISTICS, FORMA PRIMEIRA TURMA DE JOVENS CARENTES PARA ATUAR NA ÁREA DE LOGÍSTICA

 

 

Idebra - IMG_6985

O IDEBRA, Instituto de Desenvolvimento Esperança Brasil, entidade mantida pela ID Logistics Brasil, forma amanhã a primeira turma de auxiliar em logística para jovens carentes da Comunidade Beira Mar, em Duque de Caxias, No Rio de Janeiro. Em parceria com o Senac RJ,  30 alunos conseguiram a certificação para trabalhar na área de logística, após completarem o curso iniciado  em maio deste ano

De acordo com o Gerente Executivo da Idebra, Eduardo Pane, a inciativa foi “um sucesso”. De 32 alunos que começaram o curso, 30 se formaram. “Tivemos apenas 10% de baixa em um contexto em que esse índice geralmente alcança 30%”, afirma ele.  “Foram superadas as expectativas, tanto na quantidade de alunos formados, quanto no aproveitamento, o que resultou em boas notas e baixa evasão”, complementa ele.

Essa foi a primeira atividade de um planejamento estratégico de 5 anos e serve de base para o aprimoramento do curso. Segundo Pane, a ID Logistics já demonstrou interesse em abrir um processo seletivo para absorver parte dos jovens formados. “Essa contrapartida da ID Logistics reafirma o resultado prático na vida dos jovens atendidos pelo projeto”

Para Pane, essa é atividade de maior impacto social da IDEBRA. “A formação de jovens para o mercado de trabalho e a possibilidade de serem efetivados é uma ação que transforma  profundamente a vida do jovem, pois abre portas para que aqueles que querem melhorar suas condições de vida, fazendo por suas próprias mãos”, disse.

 

As inscrições para a próxima turma começam em março de 2015. O objetivo do curso é a inserção dos jovens no mercado de trabalho. O programa tem a duração de 300 horas durante seis meses. O conteúdo pedagógico, dividido em aulas de formação social (100h) e de capacitação profissional (200h), aborda cidadania, orienta para o mercado de trabalho e qualifica na área de Gestão (Auxiliar de Operações de Logística).

Pane explica que essa proposta surgiu da necessidade de potencializar os recursos investidos em resultados com maior impacto na vida do jovem carente de Duque de Caxias, cuja prioridade é conseguir um emprego. O Idebra, que é uma instituição mantida por uma empresa que atua na área de logística, incluiu em seu planejamento a formação para atuação na área, o que vai de encontro à necessidade do mercado.

De acordo com Edson Carrillo, vice-presidente da Abralog, Associação Brasileira de Logística, dois fatores são importantes na composição desse cenário. A evolução tecnológica nos centros de distribuição, que exige cada vez maior capacitação do colaborador, e uma vez ele capacitado, a disputa por esse trabalhador pelas empresas, o que estabelece um cenário severo de turnover.

 

Segundo Nicolas Derouin, Diretor Geral da ID Logistics Brasil, nos primeiros anos da entidade foram desenvolvidos alguns projetos em Duque de Caxias, mantendo os princípios sustentáveis de responsabilidade social, ajudando na integração de jovens à sociedade. Mas percebeu nos últimos anos, diante da escassez de mão de obra no seu segmento de atuação, que também poderia oferecer uma formação profissional, qualificando com cursos de especialização em logística, podendo inseri-los mais rapidamente no mercado de trabalho, na própria empresa ou em outras do setor, gerando benefícios para a comunidade e todos os envolvidos.

Sobre o Idebra

Por iniciativa do executivo francês, Pierre Nahon, nasceu em 2005, o Idebra, inicialmente ID Esperança.  Nahon conheceu a comunidade Beira Mar, do município de Duque de Caxias, na época da instalação da ID Logistics na região. Hoje, a entidade desenvolve um trabalho com 250 crianças e adolescentes a atende a 200 famílias da comunidade.

Recentemente, inaugurou uma nova sede, localizada na região central de Duque de Caxias. O espaço comporta um prédio de 3 andares, com salão multiuso, sala para capacitações técnicas, sala de convivência, sala de produção, sala para administração e almoxarifado.

Nas novas instalações, serão iniciadas as atividades com ênfase nas capacitações para o mercado de trabalho, desenvolvimento humano e criatividade.

“Com a nova sede do IDEBRA, em um local mais adequado e com espaço em melhores condições para atuação do projeto, conseguiremos aumentar a qualidade e a capacidade de atendimento, ampliar o raio de ação e oferecer cursos que serão, sem dúvida, decisivos na vida do jovem que atendemos. É uma grande conquista a inauguração da nova sede, na ocasião em que a instituição completa seus 9 anos.”, afirma Nicolas Derouin, Diretor Presidente da IDEBRA.

SOBRE O GRUPO ID LOGISTICS

A ID Logistics é um grupo internacional especializado em contrato logístico, tendo realizado em 2013 um volume de negócios de € 735 milhões. O grupo gerencia 170 sites localizados em 14 países, representando 3,1 milhões de m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, com 13.000 colaboradores. Com forte presença no varejo, indústria e-commerce, a ID Logistics se caracteriza por trabalhar com um alto nível de tecnologia e uma abordagem sustentável. As ações da ID Logistics estão listadas no mercado regulamentado da NYSE Euronext Paris, B (código ISIN: FR0010929125). O grupo é liderado por Eric Hemar.

ID LOGISTICS BRASIL

Maior filial do Grupo ID Logistics no Mundo, sendo a segunda em faturamento depois da matriz francesa, a filial brasileira corresponde a 11,5% das atividades e faturamento do grupo. O Brasil serve como apoio técnico para a filial Argentina, bem como base para o desenvolvimento de outras filiais na América Latina. A operação brasileira é também a que mais cresce, numa taxa média aproximada a 30% nos últimos cinco anos.

Mais informações: (11) 3809-3400 e http://www.id-logistics.com

Atendimento à Imprensa 

Word Brasil – Comunicação Empresarial

Tel.: (11) 2129-7394 redação ou
Bete Carriço: (11) 97652-9494; Wandick Donett: (11) 98951-9009
atendimento@wordbrasil.com.br

www.wordbrasil.com.br

publicidade

 -