COMO PREPARAR UM AUTÊNTICO CHURRASCO GAÚCHO PARA OS AMIGOS

 

Da cerveja geladíssima ao ponto certo das carnes, especialistas explicam como cuidar de todos os detalhes para garantir um churrasco perfeito.

Tradição dos gaúchos, há tempos que churrasco já virou uma instituição nacional dos brasileiros. Todos os fins de semana milhares de famílias e grupos de amigos se juntam ao redor de uma churrasqueira. Mas você sabe preparar um autêntico churrasco gaúcho?

Tem gente que tenta. Compra o carvão, a cachaça, o limão, a cerveja, a picanha, e prepara a maionese, convida os amigos e começa a festa. Bem ou mal, todo mundo sai feliz, de barriga cheia e talvez, um pouco alcoolizado, por isso sai feliz. Faz parte. Mas tem gente que compra tudo isso, olha para a churrasqueira e se pergunta: e agora? Nos dois casos, falta informação, pois um bom churrasco começa na véspera, com pelo menos 12h de antecedência.

Os especialistas em preparo de carnes, Dilamar Oliveira e Valdecir Luis Leismann, autênticos gaúchos e respectivamente proprietário e gerente-geral da churrascaria paulistana Prazeres da Carne, ensinam o passo a passo de um churrasco inesquecível.

UM DIA ANTES
Primeiro passo: escolher as carnes que serão servidas e quantidade a ser comprada de acordo com o número de convidados. Neste caso, os especialistas consideraram o número de 20 convidados e falaram um pouco sobre os tipos de carnes mais comuns na preferência do paulistano. Tempero, tempo de preparo e a sequência em que os quitutes devem ser servidos. Também muito importante comprar gelo suficiente para não faltar, 2kg de sal grosso e 20 kg de carvão. Para a sobremesa, uma boa idéia que agrada a quase todos os paladares é assar abacaxi com canela

Calcular mais ou menos 600 gramas de comida (carne + acompanhamentos, incluindo 400 gramas de carnes variadas), para cada pessoa. Em geral, esta é a média de consumo por participante

Carnes e quantidades:

Linguiça toscana: ½ quilo;

Coração de frango: 1 kg, temperado com cheiro verde, vinho branco, vinho tinto e sal e deixar no molho por um dia;

Coxinha de frango: 2kg, temperado com sal

Costela de porco: 2kg, meio da costela, temperada com vinho branco ou limão e sal.
Cupim: 2k, demora muito para assar, por isso cozinhar por duas horas antes ou passar na manteiga com sal e enrolar em papel celofane (qualquer um) e assar por duas ou três horas;

Alcatra ou maminha: 2kg, assa rápido, pode-se rechear a maminha com queijo mussarela ou prato;

Picanha: três bandejas, equivalentes a 6 kg no total, fatiar. Se quiser com alho, temperar com pasta de alho ou alho fresco moído misturado ao azeite de oliva.

Costela bovina: Uma unidade. Temperar com sal e assar por 4 a 6hs (diminui muito. Em geral, uma peça de 4kg reduz para 2kg, assim como todas as carnes) com o lado do osso para baixo;

Panceta: 1 unidade, temperar com sal, limão e assar até ficar crocante;

Carré de cordeiro: 2kg, temperar com vinha d’alho, tempero comprado em supermercado, dissolver 100 ml em um litro de água e temperar por um ou dois dias antes;

NO DIA DO EVENTO

Para gelar rapidamente as bebidas – Churrasco perfeito não combina com cerveja “meio gelada”. Para que fique geladíssima, coloque as latinhas ou garrafas em um recipiente (balde, bacia, tanque) e cubra as cervejas com o gelo. Coloque cerca de 100 ml de álcool e sal refinado junto com o gelo. Não esqueça também sucos, refrigerantes e água mineral. Entre 5 e 10 minutos, as bebidas já estarão geladíssimas, no ponto para fazer sucesso com os amigos.

Preparar os acompanhamentos: farofa temperada (bacon, azeitona, ovo, cebola, alho, cheiro verde, linguiça calabresa defumada; vinagrete (vinagre, azeite, pimentão, tomate, cebola e cheiro verde. Maionese ( com batata, ovo, salsinha, cenoura, vagem). Salada mista (alface americana e agrião temperada com aceto balsâmico, azeite e sal); pão francês (calcular um por pessoa); Queijo coalho (para finalizar) e pão de alho.

Cronograma:
Se for optar pela costela, precisa começar a assar 4 ou 5 horas antes e colocá-la em um espeto no alto da grelha.

Para acender o carvão, 30 minutos antes dos convidados chegarem, utilizar 5kg (com álcool gel ou pedras próprias vendidas em supermercados) até obter um braseiro vermelho. Ir acrescentando carvão, sempre nas laterais, a cada 40 minutos. Jamais colocar água ou deixar queimar a carne na labareda.

Começar o churrasco,assando a coxinha de frango, o coração do frango e a linguiça. Depois, ir assando as outras carnes e servir. Encerrar com queijo coalho e por último o abacaxi assado com canela assado na grelha. Boa festa e certeza de um churrasco perfeito, sem críticas.

PRAZERES DA CARNE É PIONEIRA EM RODÍZIOS DE QUALIDADE

A Prazeres da Carne já é um clássico entre as nossas churrascarias – com 1,6 mil metros quadrados de área construída, a casa conta com uma afinada equipe de 93 funcionários para atender à clientela, que ocupa os cerca de 400 lugares distribuídos pelos salões. Uma das pioneiras dos rodízios de qualidade de São Paulo, a churrascaria Prazeres da Carne faz parte da elite de rodízios da cidade e oferece por R$ 90,00 cerca de 20 tipos de cortes carnes dos frigoríficos Marfrig, Boi Branco e Minerva como picanha, fraldinha, alcatra, costela bovina, baby beef, costela de porco, filé mignon, picanha nobre, cupim, além de cordeiro, leitão à pururuca, tambaqui, entre outras opções.

Prazeres da Carne – Rua Pedro de Toledo, 1361 – Vila Mariana – Sâo Paulo – SP. Tel.: (11) 5572-0018 ou 5573-3169.
Site: http://www.prazeresdacarne.com.br

Atendimento à Imprensa
Word Brasil – Comunicação Empresarial

Tel.: (11) 2129-7394 redação ou
Bete Carriço: (11) 97652-9494; Wandick Donett: (11) 98951-9009
atendimento@wordbrasil.com.br

www.wordbrasil.com.br

publicidade

 -