SUSHIMAN CELSO AMANO, DO SAKAGURA A1, É ELEITO CAMPEÃO DO MUNDIAL DO SUSHI EM TÓQUIO

SUSHIMAN CELSO AMANO, DO SAKAGURA A1, É ELEITO CAMPEÃO DO MUNDIAL DO SUSHI, EM TÓQUIO

Evento realizado no Japão premiou o melhor entre 27 participantes de todo o mundo. Celso Amano, que trabalha sob a supervisão do chef Shin Koike, representou o Brasil mostrando grande domínio técnico

Celso Amano - Sakagura A1 

O sushiman brasileiro, Celso Amano, que há nove meses comanda o balcão do restaurante Sakagura A1, acaba de se tornar campeão do World Sushi Cup (concurso mundial de sushi), realizado no dia 18, em Tóquio, Japão. Amano ficou em primeiro lugar na categoria edomae sushi, o sushi tradicional, e em 4º lugar no sousaku sushi, que avalia os sushis mais criativos. A soma das duas notas o levou ao primeiro lugar do pódio. O sushiman trabalha sob a supervisão do chef Shin Koike e teve apenas um mês para se preparar.

A competição é patrocinada pelo Ministério da Agricultura do Japão e tem por objetivo melhorar a qualidade do sushi no mundo. Participaram 27 concorrentes de vários países, sendo três brasileiros que moram no Japão. O campeão Amano foi o único representante brasileiro que viajou de seu país para participar.

Para a prova do sousaku, o sushiman usou ingredientes brasileiros como café e banana, além de utilizar a técnica do churrasco. Já para o preparo do sushi tradicional, ele se destacou pelo manuseio perfeito das facas no corte de peixes e frutos do mar tipicamente japoneses, a kohada, um tipo de sardinha, anagô, semelhante à enguia, e o akagai, marisco vermelho, com os quais não tem contato. Outro aspecto avaliado foi o tratamento dado ao peixe para o preparo das iguarias.

Amano, natural de São Paulo, se emocionou e chorou ao subir ao pódio. Com 38 anos, teve duas passagens pelo Sakagura A1, sendo que há nove meses passou a ser o principal sushiman da casa.

Sobre o Sakagura A1

Casa do premiado chef Shin Koike, embaixador da culinária japonesa no Brasil, focada em pratos representativos da culinária de raízes do Japão, que explora os sabores mais tradicionais daquela gastronomia. O resultado é um restaurante que promove a completude da cozinha japonesa, das entradinhas aos ensopados, dos sushis às sobremesas, sempre com ingredientes de primeira linha, alguns não encontrados em outras casas no Brasil.

No ano passado, Shin Koike foi condecorado pelo governo japonês por seus serviços de divulgação da culinária daquele país. Apenas cinco personalidades recebem a distinção anualmente pelo governo do Japão. O chef tem um profundo comprometimento com as raízes da culinária de seu país. Ele afirma que é preciso entender a história por trás de cada prato, sempre relacionada à conjuntura cultural japonesa.

Sakagura A1 – R. Jerônimo da Veiga, 74, Itaim Bibi

Tel.: (11) 3078-3883

Insta: SAKAGURAA1 / Face: Sakagura A1

Atendimento à Imprensa

Bete Carriçobetecarrico.50@gmail.com – (11) 97652-9494

Giuliana Bastosgiuliana.bastos@gmail.com

Anúncios