ID LOGISTICS incentiva colaboradores em busca de projetos sustentáveis

Campanha visa à implantação de projetos ambientais e sociais que irão transformar a empresa de logística em referência nacional em sustentabilidade.

A ID Logistics realizou recentemente um evento interno para apresentar novas propostas de sustentabilidade a serem adotadas pela empresa. O evento reuniu profissionais de diversos setores da empresa, que foram divididos em grupos entre si, a fim de criar e apresentar os projetos sustentáveis. Posteriormente, os diretores da empresa irão avaliar e definir quais projetos serão adotados pela empresa.

O tema da campanha de sustentabilidade é “Cinco Projetos ID Brasil”, que aborda os cinco projetos sustentáveis criados pelos colaboradores da empresa. São eles:

1 – Projeto Caça Fumaça – medição e redução da emissão de carbono.

2 – Pensando Verde – medidas ecologicamente corretas a serem adotadas no cotidiano da empresa.

3 – Projeto Lapidar – cursos profissionalizantes para formação de jovens.

4 – Aproveitamento Máximo dos Alimentos.

5 – Implantação dos certificados ISO 14000 e SA 8000.

Além disso, a filial brasileira da ID Logistics está trabalhando na criação do “site verde”, que apresentará um balanço com os indicadores ambientais e sociais da empresa. A matriz na França já possui este site disponível na internet.

Projeto Caça Fumaça – Na expectativa de contribuir com a redução do efeito estufa – fenômeno causado principalmente pelo aumento da concentração de gases poluentes na atmosfera – a ID Logistics elaborou o Projeto Caça Fumaça, que tem como objetivo melhorar a qualidade do ar, reduzindo o impacto das operações da empresa nas emissões de gases poluentes na atmosfera.

A empresa passará a produzir laudos técnicos que permitirão o acompanhamento da emissão de CO² gerados pelos caminhões que transportam cargas para a empresa.

Uma das ferramentas utilizadas no projeto será o Ticket Car Carbon Control, que permite calcular a quantidade de gases emitidos por veículos. A metodologia usada pelo Ticket Car é o GHG Protocol, ferramenta mais utilizada mundialmente para a realização de inventários de gases responsáveis pelo efeito estufa, de forma a entender, quantificar e gerenciar suas emissões.

Pensando Verde – o projeto aborda medidas ecologicamente corretas que serão adotadas no cotidiano da empresa. Algumas delas, como a coleta seletiva e o reuso do óleo de cozinha já estão em funcionamento.

– Coleta Seletiva: visa o recolhimento separado dos materiais recicláveis e orgânicos. Dentre os materiais recicláveis estão papéis, plásticos, metais e vidros que serão encaminhados para usinas de reciclagens.

– Papa Pilhas: será adotado um sistema especial de coleta para pilhas e baterias.

– Reuso do Óleo de Cozinha: evitará que o óleo de cozinha seja lançado na rede de esgoto, criando métodos para reutilização do produto. Dentre as possibilidades estão: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

– Energia Solar e reuso da Água da Chuva: as medidas serão adotadas nas centrais da empresa a fim de utilizar uma fonte de energia renovável. Já o reuso da água, trata-se da implantação de uma pequena estação de tratamento de águas de uso “nobre” (banho e pias) para reutilização em fins “menos nobres”, como descargas, lavagens de pisos e outros.

– Iluminação: com o intuito de reduzir o consumo, serão implantados sensores de presença nos banheiros e a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que economizam 79% com relação as comuns.

– Estacionamento verde e Plantio de Árvores: contribuirão com o aumento do lençol freático e a diminuição das enchentes, já que a água que iria para as galerias será enviada novamente ao lençol freático.

– Carona Solidária – incentiva que os funcionários se desloquem para o trabalho em grupos, diminuindo o número de automóveis poluindo e congestionando as vias urbanas.

Projeto Lapidar – A pesquisa Juventude e Políticas Sociais no Brasil, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), aponta que o número de jovens entre 15 e 24 anos desempregados no Brasil é de 4,4 milhões, o número é 3,5 vezes maior do que o de adultos.

Pensando em ajudar a modificar esta realidade, a ID Logistics elaborou o Projeto Lapidar, que pretende oferecer ensino profissionalizante para jovens de baixa renda. As aulas deverão ser ministradas pelos próprios funcionários da ID Logistics nas instalações da empresa.

Além de passar por uma preparação adequada para atuação na empresa, os jovens terão como benefício um aumento substancial na remuneração nos primeiros anos de atividade. As primeiras turmas serão compostas por 25 alunos, todos estudantes do 3º ano do ensino médio, com idade entre 16 e 18 anos.

Aproveitamento Máximo de Alimentos – Estima-se que no Brasil poderia ser economizado anualmente em torno de R$ 4 bilhões evitando o desperdício de alimentos. Especificamente no caso das hortaliças, estudos constataram que as perdas pós-colheita chegam a atingir até 40% no Brasil, enquanto que nos Estados Unidos não passam de 10%.

Pensando nisto, a ID Logistics elaborou o projeto Aproveitamento Máximo de Alimentos, que se constitui em um programa de educação ambiental e nutricional.

A iniciativa tem como meta combater o desperdício alimentar, estimular o resgate da alimentação saudável e reduzir a produção de lixo. Além de panfletos explicativos, serão distribuídos cadernos de receitas culinárias com ingredientes como cascas de legumes e frutas.

Certificados de responsabilidade ambiental e social – Os problemas ambientais e sociais vividos pela humanidade no século XXI estão despertando a conscientização da população mundial. Por isso, assumir o papel de empresa sustentável está deixando de ser só uma opção ou estratégia de marketing para se tornar regra social e até de legalidade.

Para que as metas de sustentabilidade da ID Logistics se consolidem de modo ideal, a empresa estuda a implantação de medidas a fim de obter os certificados ISO 14000 e SA 8000.

ISO 14000 – é uma norma internacional de certificação da implantação de Sistema de Gestão Ambiental – SGA. O objetivo da ISO 14000 é propiciar um ponto de vista empresarial e econômico que promova a redução de custos com autuações, passivos ambientais, matérias primas, e emissões de resíduos. A norma traz os princípios do desenvolvimento sustentável às empresas.

SA 8000 – é uma norma da organização não-governamental norte-americana SAI (Social Accountability International) que emite certificados a empresas com responsabilidade social. O certificado tem como foco a garantia dos direitos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos, promovendo a padronização destas medidas em todos os setores de negócios.

Para a ID Logistics, uma empresa socialmente responsável possui a capacidade de ouvir os interesses de diferentes partes – acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente – e a partir desse conjunto de informações, concretizar suas ações em projetos sociais e ambientais.

Sobre a Empresa – A ID Logistics foi criada há apenas nove anos na França e vem crescendo de forma acelerada no Brasil, em operações nos setores de varejo, alimentos, bebidas, automotivo, materiais de construção e farmacêutico. A empresa deve faturar R$ 110 milhões no país em 2010.

O grupo conta com mais de 6 mil pessoas oferecendo uma solução global para a supply chain que reúne as operações logísticas desde o início da cadeia até a distribuição final. A empresa administra 60 centros de distribuição no mundo.

A operação brasileira é a segunda maior da empresa depois da França – representando 30% do volume total movimentado e 15% da receita global – e também é a que mais cresce, numa taxa média superior a 20% nos últimos três anos.

A ID Logistics tem como clientes no Brasil: Ambev, Danone, Nadir Figueiredo, Carrefour, Leroy Merlin, ArvinMeritor e Chevron Texaco. A empresa já conquistou o Prêmio ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain) em 2009 e Prêmio Volvo em 2007, pela excelência na aplicação de Tecnologia da Informação em seus serviços.

ID Logistics – www.id-logistics.com

Word Brasil – Comunicação Empresarial Tel.: (11) 2671-0934, (11) 7733-4957 – Redação. Bete Carriço: 7733-4956;

atendimento@wordbrasil.com.br

www.wordbrasil.com.br